Saiba mais sobre Análises de Óleos Isolantes
Análises Físico-químicas, Cromatográfica e Teor de PCB de Óleos Isolantes
A manutenção preditiva em transformadores tem um papel importantíssimo nas atividades de uma empresa, uma vez que esse equipamento é o responsável pela alimentação elétrica de todo processo produtivo.
Uma falha no transformador provoca geralmente a sua retirada não programada de operação, causando sérios transtornos à operação da empresa, refletindo-se em elevados prejuízos.
Como a confiabilidade operacional dos equipamentos pertencentes ao sistema elétrico é uma condição imprescindível, se faz necessário empregar técnicas de manutenção capazes de detectar defeitos incipientes, que normalmente não são encontradas através dos testes elétricos usuais. Com isso é possível se tomar as providências necessárias no sentido de manter a operação confiável e prevenir maiores danos ao equipamento, chegando a efetuar um controle das condições dos transformadores, de maneira a se programar uma parada adequada às necessidades produtivas.
Dentre essas técnicas preditivas destacam-se:
- Análise físico-química do óleo isolante;
- Análise cromatográfica dos gases dissolvidos no óleo isolante;
Considerando que nos dias de hoje, para a sobrevivência de uma empresa num mercado bastante competitivo e restrito, obrigando-a inclusive, a disputar um espaço a nível de competição internacional, a busca do máximo aproveitamento dos equipamentos existentes, redução no tempo de paradas, quer por necessidades de manutenção preventiva ou corretiva, requer o aprimoramento de procedimentos e técnicas que permitam ao pessoal gerencial dispor de dados para uma melhor avaliação da performance dos transformadores em operação.
Análise Físico-química do Óleo Isolante
Os ensaios físico-químicos nos óleos dos transformadores objetivam diminuir o risco de falhas nesses equipamentos através de um acompanhamento periódico e sistemático. Mediante ensaios específicos avalia-se o estado do óleo no que concerne às suas características isolantes e grau de deterioração que determinam seu envelhecimento ou contaminação, definindo a necessidade de recuperar ou substituí-lo.
Análise de Gases Dissolvidos no Óleo Isolante – Cromatografia
Durante a operação de um transformador, o óleo isolante e outros materiais dielétricos sofrem, sob ação normal de temperatura e de tensões elétricas ou falhas, processos de decomposição química que resultam na formação de gases dissolvidos no óleo isolante.
Estudos realizados ao longo do tempo indicam ser possível relacionar a existência de determinados gases com o material isolante envolvido na falha, tipo de falha elétrica e localização. Pela determinação da taxa de geração desses gases pode-se avaliar a gravidade da falha.
Recomenda-se, portanto, a inclusão da análise periódica dos gases contidos no óleo isolante como parte da rotina de inspeção, destinada a um planejamento de manutenção.