A técnica de inspeção empregada na Medição e Análise de Vibração é, em linhas gerais, um tipo de ensaio não destrutivo (END) que permite a determinação de possíveis defeitos através de análise de vibrações mecânicas.
O que é Inspeção por Análise de Vibrações
A ideia de se relacionar a vibração de uma máquina ao seu estado de conservação é intuitiva e bastante antiga, ou seja, se uma máquina vibra acima do normal é porque está com algum problema.
No decorrer do tempo essa ideia foi evoluindo baseada em estudos teóricos e comprovações práticas. Surgiram diversas técnicas de monitoramento e análise de vibrações, desde as mais simples, como monitoramento quantitativo de nível global, até técnicas baseadas na decomposição espectral do sinal de vibração.
Atualmente, com o desenvolvimento de sistemas computadorizados é possível com certa facilidade se tratar digitalmente o sinal de vibrações. O computador se transformou num poderoso instrumento de análise e gerenciamento de monitorações. Instrumentos microprocessados portáteis permitem o monitoramento em campo e a transferência de dados para microcomputadores mais poderosos onde através de softwares específicos os mesmos são processados e analisados.
Atualmente, devido a sua comprovada eficácia, a Análise de Vibração tem figurado entre as principais técnicas utilizadas em manutenção. É uma técnica que pode ser aplicada a diversos tipos de equipamentos, tais como: motores elétricos, turbinas, bombas, redutores, ventiladores, exaustores, compressores, etc.
Para essa atividade, a PREDITEC conta com equipamentos e técnicas de última geração. Sendo utilizado Coletores Analisadores de Vibrações de última geração MICROLOG da plataforma SKF, modelos GX, CMVA 60 e CMVA 65 e um software específico desenvolvido pela SKF, além de pessoal técnico capacitado com ampla experiência nessa área.
As falhas identificadas por essa técnica são:
- Desbalanceamento;
- Desalinhamento de eixos;
- Defeitos em engrenagens;
- Folgas mecânicas;
- Falhas em rolamentos;
- Cavitação em bombas;
- Deficiência de lubrificação;
- Problemas elétricos em motores;
- Problemas de fixação de base;
- Ressonâncias, etc.
Aplicações da Análise de Vibração:
Pelas suas características, a análise de vibração mecânica se integra perfeitamente em programas de manutenção preventiva e preditiva em indústrias de papéis, plásticos, têxteis, celulose, siderurgia, metalurgia, petroquímica, vidreira, cimento etc. Nessas indústrias, a principal aplicação é em equipamentos dinâmicos, tais como motores e máquinas.